PAGE-TYPE=single

A volta da menstruação no pós-parto

Mulheres que tiveram parto normal costumam apresentar o fluxo de sangue mais intenso do que as mãe que fizeram cesárea
10 Comentários

O atraso no fluxo menstrual geralmente é o primeiro sinal de que um bebê pode estar a caminho; depois disso seguem-se nove meses sem cólicas e TPM. Logo após o parto, a mulher apresenta um sangramento que dura aproximadamente 40 dias, mas esse ainda não é a volta da menstruação.

Trata-se de um processo fisiológico para eliminar o sangue que antes alimentava a placenta. Dessa forma, o útero vai gradativamente voltando ao seu tamanho normal.

+Quarentena: sangramento, cicatrização, tarefas domésticas, cansaço e sexo 

Menstruação

A volta da menstruação propriamente dita irá depender muito da regularidade em que essa mulher amamenta o bebê. Isso porque a prolactina, hormônio responsável pela produção de leite, retarda a volta do sangramento uterino. Mulheres que amamentam frequentemente costumam voltar a menstruar entre o sexto mês e o primeiro ano de vida da criança, enquanto mães que não amamentam ou complementam a alimentação da criança com fórmulas lácteas tendem a voltar a menstruar dois meses após o parto. Mesmo aquelas que amamentam regularmente, mas deixam de alimentar o bebê durante a madrugada, podem se surpreender com o retorno do sangramento.

+Fluxo muito intenso no pós-parto é sinal de alerta

Fluxo diferente

Durante os primeiros meses após o parto, o fluxo menstrual pode ser diferente daquilo que a mulher estava acostumada, além de aparecer de forma desregulada. Isso é comum e não deve preocupar a mulher, porém se persistir por muito tempo, o ideal é consultar o ginecologista. Saiba também que mulheres que tiveram parto normal costumam apresentar o fluxo de sangue mais intenso do que as mãe que fizeram cesárea. Outro detalhe importante é que cada mulher é única e a volta dos ciclos varia muito.

É importante ressaltar que o organismo libera o primeiro óvulo antes mesmo da volta da menstruação, por isso é essencial conversar com o ginecologista sobre a melhor forma de anticoncepcional a ser usado durante o período de aleitamento.

+Anticoncepcional é indicado após o resguardo


Revisado por: Claudia Lyn Nishimura, médica ginecologista e obstetra. Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
(CRM/ SP 57701)

10 Comentários

  • É normal o sagramento passar um mes e cinco dias e ficar indo e voltando o sangue de cor vivo e com coágulos de sangue e vir muito,estou tendo muita dor de cabeça e cólicas.

    • Olá,
      Sua dúvida sugere que você faça uma consulta presencial.
      durante os quarenta dias é normal que o sagramento tenha períodos de interrupções, mas alguns sintomas que você relatou exigem que você procure seu ginecologista.

  • É normal o sagramento do parto normal passar um mes e cinco dias e ficar indo e voltando e vir muito,com coágulos de sangue,e vir a cor do sangue viva.

  • Olá, estou com 39 dias de parto cesárea. Minha recuperação foi ótima quase não senti dor. Meu sangramento tava vindo como se fosse um corrimento amarelado. Mas a uns dois dias comecei sentir um incômodo na cirurgia, não é dor é um desconforto, quando ando, estou deitada e levanto… e meu sangramento voltou a vir (pouco e de cor amarronzada) será normal?

    • Olá, Juliana! Tudo bem? Tanto as dores e incômodos do corte da cesárea e os sangramentos fazem parte da recuperação pós-parto. Porém, sempre recomendamos que nossas leitoras, ao sentires dúvidas e receios sobre esses sintomas, procurem seus obstetras, pois somente eles podem avaliá-las e checar se tudo está correndo bem. Abraços, Equipe Clickbebê.

  • Bom dia minha filha fez 2 meses sábado. E eela só mama no peito,
    E tem umas 2 semana ou mais que comecei a tomar a injeção de 3 em 3 meses..
    E na quinta feira minha menstruação desceu isso é normal??
    E tá até hoje normalmente minha menstruação antes da gravidez durava só 2 dias..

    • Olá, Jheniffer! Tudo bem? As menstruação de mães que amamentam costuma levar entre seis meses e um ano para voltar após o parto, mas também há casos em que ela volta antes disso, mesmo a mãe amamentando. Também é importante lembrar que o fluxo da menstruação pode estar desregulado, sendo maior ou menor do que era antes da gravidez, e isso é normal. De qualquer forma, recomendamos que procure o seu médico para que ele te avalie melhor. Abraços, Equipe Clickbebê.

    • Olá, Meeryane! Tudo bem? No caso das mães que amamentam seus bebês, como é o seu caso, a menstruação regular pode levar até um ano para voltar. De qualquer modo, é sempre bom visitar o seu médico para que ele te avalie. Abraços, Equipe Clickbebê.

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *