PAGE-TYPE=single

Quer eliminar a barriga no pós-parto? Inspire-se na história de uma mãe que engordou 28 quilos na gravidez e perdeu tudo!

Confira também o treino do programa Mamãe Sarada, que trabalha as partes do corpo mais afetadas durante a gravidez
4 Comentários

Quem já passou por uma gestação, sabe como é duro voltar à forma. Parece que o peso adquirido ao longo dos nove meses resolveu ficar de vez e as demandas no pós-parto não dão folga e impedem o retorno à academia. Já, a barriga, que teima em não diminuir, é a reclamação número 1 de 10 entre 10 mulheres no pós-parto. E foi justamente a insatisfação com a aparência da barriga que motivou a assistente administrativa Adriana da Silva Oliveira a ficar de bem com o espelho novamente.

mãe que engordou 28 quilos na gravidez e perdeu tudo

Durante a gestação em 2014, ela engordou 28 quilos e o ponteiro da balança saltou de 62 para 90 quilos!  “Eu fiquei ansiosa com a responsabilidade de ter um bebê e a reviravolta que a minha vida iria dar e acabei descontando na comida. Preparava um prato maior que o meu marido nas refeições. Tentava comer algo saudável, mas ao invés de consumir uma banana ao dia, eu comia 5 de uma vez”, relembra. 

Pós-parto

Após o parto, Adriana emagreceu 13 quilos durante a amamentação e mesmo assim ela chegou a ser questionada na rua sobre a data do parto. “Era constrangedor, a minha autoestima caía ladeira abaixo. As roupas não cabiam, tinha receio do meu marido só me enxergar como a mãe do nosso filho. Depois de amamentar por um ano, resolvi cuidar de mim, mas o problema era a falta de tempo. Aí descobri numa rede social um treino de 15 minutos, específico para mulheres no pós-parto, para ser feito em casa”, conta.

mãe que engordou 28 quilos na gravidez e perdeu tudo

Determinada, Adriana passou a realizar diariamente os exercícios de 15 minutos propostos, dançava e pulava corda. Fez uma completa reeducação alimentar e diminuiu a quantidade de calorias diárias. “Logo no começo, eu fui mais drástica. Fazia meu prato de comida num prato de sobremesa e não repetia a refeição. Bebia muito água e tentava dormir bem. Num prazo de um ano, perdi 16 quilos. Depois continuei com os exercícios por mais um ano e fiquei mais magra do que era antes de engravidar”, conta feliz com a silhueta conquistada.

mãe que engordou 28 quilos na gravidez e perdeu tudo

Perda de peso no pós-parto

O Clickbebê conversou com a personal Gabriela Cangussú, criadora e instrutora do Programa Mamãe Sarada, e pegou algumas dicas de como perder peso no pós-parto e os cuidados necessários. Confira:     

  1. Após a liberação do médico, quando a mulher pode voltar a se exercitar? Em caso de parto normal, a recomendação varia entre 30 e 45 dias, já na cesárea é preciso aguardar entre 45 e 60 dias.

2.Qual é a frequência ideal e por quanto tempo a cada dia?

O ACSM (Colégio Americano de Medicina do Esporte) recomenda a prática de atividades aeróbias de intensidade moderada por no mínimo 30 minutos, 5 dias por semana ou atividades intensas, por pelo menos 20 minutos, 3 vezes por semana, ou combinações entre atividades moderadas e intensas.

  1. Para as mulheres em fase de amamentação, existe algum cuidado especial?

É muito importante se preocupar com o volume de líquido consumido. Os médicos recomendam o consumo de 2 a 5 litros por dia. Portanto, se a mulher em aleitamento praticar exercícios regularmente, é necessário um aumento de 20% dessa quantidade, devido à perda de líquido por meio do suor.

+ Mitos e verdades da quarentena

  1. É necessário evitar exercícios de impacto, como corrida?

Os exercícios a serem evitados são aqueles proibidos pelo obstetra ou que causam algum desconforto para a mãe. Minha orientação é conversar com o médico e respeitar os limites do corpo. Ouvir os sinais e, em caso de qualquer desconforto, parar de se exercitar. Caso esteja se sentindo bem, a nova mamãe pode fazer de tudo.

  1. A maioria das mulheres sofre com o excesso de gordura na barriga. É preciso investir tanto em exercícios aeróbicos como em exercícios para fortalecer o abdômen?

Sim, os exercícios aeróbios ajudarão na redução de gordura do corpo como um todo, e os exercícios abdominais irão auxiliar o fortalecimento da musculatura da “barriga”. Os dois somados ajudarão e muito na recuperação do corpo da mulher.

  1. Para quem quer recuperar o corpo no pós-parto, qual é a sua dica?

Fazer exercícios todos os dias, beber muita água, ter uma alimentação equilibrada e dormir bem. E, claro, ter muita determinação.

Treino pós- parto

Confira abaixo um dos treinos de 15 minutos propostos pela personal Gabriela Cangussú, criadora e instrutora do Mamãe Sarada. da plataforma Queima Diária.    

A recomendação é fazer os exercícios abaixo três vezes por semana, para a mulher fortalecer a lombar, parte inferior das costas e ajudar a musculatura da barriga voltar ao que era antes da gestação. Veja a sequência:

Exercício 1: Abdominal oblíquo com levantamento de pernas

mãe que engordou 28 quilos na gravidez e perdeu tudo

Instruções de execução:

  • Deite-se de lado, com as pernas paralelas e juntas.
  • Coloque um braço na lateral do corpo e o outro à frente da cabeça apoiando no chão.
  • Após se colocar na posição correta dê início ao exercício.
  • Levante o torso, contraindo os músculos oblíquos do abdome do lado em que está sendo feita a atividade.
  • Abaixe o torso até a posição inicial.
  • Repita o exercício por 30 segundos, fazendo o máximo de repetições que conseguir e passe para o outro lado do corpo repetindo o exercício por mais 30 segundos.

>> Variação com menor intensidade

  • Coloque-se na mesma posição.
  • Levante apenas uma perna durante o exercício (conforme a imagem animada).

+Diástase deixa a barriga flácida no pós-parto; saiba como prevenir

Exercício 2: Superman unilateral no chão

mãe que engordou 28 quilos na gravidez e perdeu tudo

Instruções de execução:

  • Deite-se de bruços no chão, com os braços estendidos acima da cabeça e as pernas retas, mantenha a palma da mão voltada para o chão.
  • Após se colocar na posição correta, dê início ao exercício.
  • Eleve o braço direito com a perna esquerda e vice e versa.
  • Repita o movimento por 30 segundos, fazendo o máximo de repetições que conseguir.

>> Variação com menor intensidade:

  • Coloque-se na mesma posição.
  • Eleve apenas as pernas (conforme a imagem animada).
Exercício 3: Abdominal Supra com elevação de perna

mãe que engordou 28 quilos na gravidez e perdeu tudo

Instruções de execução:

  • Deite-se de barriga virada para cima e coloque as mãos atrás da cabeça com os cotovelos apontados para os lados, eleve as pernas um pouco acima com os joelhos dobrados.
  • Após se colocar na posição correta dê início ao exercício.
  • Suba o tronco e estenda a perna simultaneamente.
  • Repita o movimento por 30 segundos, fazendo o máximo de repetições que conseguir.

>> Variação com menor intensidade

  • Coloque-se na mesma posição, porém com as duas pernas dobradas e apoiadas no chão.
  • Faça o movimento apenas com o tronco, sem a utilização das pernas (conforme a imagem animada)

Fonte: Gabriela Cangussú é Mestre em Ciências do Esporte (LAFISE/UFMG) e instrutora do programa Mamãe Sarada, da plataforma  Queima Diária (CREF 015377-G/MG )    

   

4 Comentários

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *