PAGE-TYPE=single

Quarentena: sangramento, cicatrização, tarefas domésticas, cansaço e sexo

Tire todas as dúvidas sobre o pós-parto com a ginecologista e obstetra Daniela Pinheiro, do Hospital e Maternidade São Luiz
93 Comentários

Quanto tempo dura o sangramento?

Pode durar até 30 dias com algumas mudanças de características. Até os primeiros cinco dias esse sangramento tende a ser um pouco mais intenso e mais vermelho vivo. Depois passa a ser um pouco mais escuro, o volume diminui e fica com uma característica mais acastanhada. Posteriormente, passa a parecer uma secreção amarelada e muitas mulheres acabam se assustando muito com essa característica da secreção, porque elas acham que é pus. Mas é normal, sai bem amarelado mesmo, porém é importante notar o odor. Se tiver infecção, o cheiro será fétido e precisa ser comunicado ao médico.

E quando volta a menstruação?

É um pouco individual e também vai depender um pouco da amamentação. As mulheres que não dão o peito tendem a ter um retorno mais precoce da menstruação, aproximadamente seis semanas depois do parto. Elas ficam confusas nesse período, porque pensam que o sangramento iria enfim cessar, mas aí vem o ciclo menstrual. Já, para as mulheres em aleitamento, elas podem ficar sem menstruar por meses, dependendo da frequência da amamentação. Mas isso não significa que elas não possam ovular, daí a importância de algum método contraceptivo.  

+ Vídeos sobre pós-parto comentados por especialistas no nosso canal de vídeos

Sexo 

Em relação ao resguardo, por que é importante? E precisa respeitar os 40 dias?

É importante se resguardar de três a quatro semanas por causa do risco infeccioso, que pode ser causado pelo trauma da penetração. Geralmente, quem teve parto natural não tem tanta dor abdominal e desconforto na vagina. Depois dos 40 dias, a retomada da atividade sexual vai depender do desejo da mulher.

+Tem medo do parto natural?

Como cuidar da cicatriz desde o hospital até a quarentena?   

No segundo dia pós-parto, os pontos já ficam sem o curativo e deve se iniciar a higiene adequada: água corrente do banho e sabonete. Depois, secar com a toalha delicadamente e deixar sempre a região limpa e seca. O retorno ao médico deve acontecer em torno de dez dias depois do parto para a cicatrização ser avaliada. Existem vários tipos diferentes de pontos e de fios que podem ser utilizados; alguns são de materiais absorvíveis, então não precisam ser retirados; outros precisam ser retirados.  

Eventualmente os pontos podem se abrir ou infeccionar?

Sim, se a higiene não for feita corretamente, e se a mulher não descansar ou fizer muito esforço os pontos podem abrir e virem a ser uma fonte de infecção. Nesse caso a ferida fica avermelhada e a pele quente, e deve ser comunicada ao médico. Caso contrário, vai surgir ainda secreção, pus e até febre. Mesmo sem infecção, fica uma sensação um pouco estranha, às vezes um repuxo e sensação de que a região está anestesiada. Tudo isso é normal. 

O que pode e o que não pode?

Por que o esforço atrapalha a recuperação?    

Principalmente nas primeiras duas semanas a recomendação é não fazer nenhum tipo de esforço físico grande e nem dirigir automóvel. Não precisa ficar deitada o dia inteiro, até porque a nova rotina não vai permitir. Mas precisa de alguém para ajudar nas tarefas de casa, já que o foco é o cuidado com o bebê. Precisa lavar a louça? Se estiver se sentindo bem, pode fazer atividades cotidianas leves, mas não dá para esfregar o chão e ficar subindo ou descendo escadas.

O cansaço do pós-parto tem mais a ver com a nova rotina ou é causado pelos hormônios e o parto?

É um conjunto de fatores. No pós-parto, acontecem muitas mudanças hormonais, principalmente nas primeiras semanas, além da nova rotina e as novas demandas que esse bebê vai trazer para toda a família. Infelizmente, a rotina pesada fica a cargo da mulher na maioria dos casos. Então junta o cansaço, a falta de sono, adaptação à nova rotina e preocupações com a volta do corpo e a relação com o marido.  Por isso, o período pós-parto exige uma rede de apoio familiar. Quem estiver próximo, precisa auxiliar a mulher no máximo de tarefas possíveis.

+ Conheça os movimentos estranhos da barriga ao longo dos nove meses


 

Fonte: Daniela Pinheiro, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz (CRM 125834)

93 Comentários

  • Tive minha filha de cesárea a 14 dias. Meu sangramento varia muito, o que me chamou a atenção foi que nesses últimos dias tem uma coloração rosada, um pouco pastosa. Tenho medo que tenha inflamado por dentro. Por fora esta bem cicatrizado. Como consigo indentificar se está inflamado por dentro?

    • Olá,
      Temos muitos relatos de mulheres que também tiveram a redução do sangramento, ficando alguns dias mais claros. E muitas vezes o sangramento voltou depois de alguns dias. Tudo isso é normal. Acompanhe. Se você tiver dores intensas ou persistentes procure um médico.
      Continue se cuidando, evitando levantar peso e fazer exercícios bruscos.

  • Olá tive relação sexual 23 dias após o parto, usei camisinha. Não senti nenhum tipo de dor e não tive nenhum sintoma logo após. Pode haver algum problema futuro?

  • Olá, Boa tarde!
    Tive meu bb dia 25 de fevereiro,estou amamentando mais é pouco,meu ginecologista passou pra mim um anticoncepcional chamado pérola, se eu parar de amamentar este mesmo anticoncepcional vai continuar protegendo contra uma gravidez??

    • Olá,
      Não deixe de amamentar! Insista! É tão importante para seu bebê, e você ainda amamentou tão pouco!
      Mas caso isso não seja possível ou você não produza mais leite e pare de amamentar, não deverá interromper ou mudar de anticoncepcional no meio do ciclo menstrual.
      Este produto é diferenciado, e você deverá consultar seu ginecologista que lhe acompanhará na prescrição de um outro tipo ou manterá esse mesmo, conforme a sua adaptação.

  • Bom dia to de 28 semanas tenho dor embaixo da barriga 24h desde as 21 semanas já fiz vários exames só ó q apareceu colo do útero curto. Tem algum exame q posso fazer para ver essa dor.

    • Olá,
      Infelizmente somente o ginecologista que acompanha sua gestação, vem observando o colo do útero, e todo seu quadro poderá lhe ajudar.
      Não conseguimos dar um diagnóstico a distância.
      Apenas poderemos sugerir que você faça repouso, evite escadas e exercícios pesados e principalmente fique grandes períodos em pé.
      Siga rigorosamente as instruções do seu ginecologista.

  • olá, gostaria de saber se sangrar depois dos 40 dias é normal? Tive minha bebê no dia 10/02 depois dos 35 dias parou o sangramento, só que 5 dias depois voltou, não muito forte, as vezes vermelho intenso as vezes parece borrão de café, não tive relações ainda, e estou amamentando normalmente… devo me preocupar?

    • Olá,
      Algumas mulheres menstruam após a quarentena, e você pode estar num período menstrual.
      Você deve se prevenir com preservativos ou procurar um médico para a prescrição de um anticoncepcional para a mulher que amamenta.
      Muitas ovulam mesmo amamentando e engravidam por pensarem que estão seguras nesse período.

  • Olá , hj está com 15 dias que meu bebê nasceu , foi cesária e onde foi o corte está saindo uma secreção já tem sete dias ,fui no retorno com a médica e ela me disse que pode ser da minha pele e não q a cesária está inflamada, estou preocupada pois mesmo que seja da minha pele já era pra estar sarando , estou preocupada não sei o que fazer.

    • Olá,
      A cicatrização deve ser acompanhada.
      O local deve ser bem lavado e você deve secar bem. Caso persista, o médico deverá acompanhar para que essa secreção não venha a sinalizar uma infecção.

    • Olá,
      Os pontos internos geralmente são absorvidos pelo organismo.
      Como você não mencionou sua data do parto, temos muita dificuldade em auxiliá-la.
      É comum nas primeiras semanas os pontos causarem incomodo.

    • Olá,
      Geralmente é necessário aguardar 40 dias. Esse é um prazo médio que a cicatrização interna acontece. Algumas mulheres ainda sentem dores ou desconforto e nesses casos, é orientada que faça uma consulta com um ginecologista.

  • Estou com 41 semanas e três de de gestação ,é nada de contração nem a bolsa estourou,o que devo fazer?Estou com medo ,meu bebê mexe pouco.

  • Olá dia 11 desse mês faço 2 meses que tive meu bb parto normal sinto muita dor na virilha e quando espirro doi muito isso é normal? Já q não tive esses sintomas no meu primeiro parto que foi normal tbm.

    • Olá,
      As dores após a quarentena vão diminuindo e ficando mais leves.
      Sugerimos que você faça uma consulta com seu ginecologista. Muitas vezes é simples e só faz parte do processo de cicatrização, mas sempre é importante que você seja examinada.

  • Olá pra todos, tive minha menina em parto normal, fui Lacerda de forma muito violenta e depois de ser costurada persebi apos 15 dias que ficou horrível, parecia não ser mais uma parte minha, meu esposo não aguentou esperar os 40 dias e com 17 tivemos relações, será que tudo isso ajudou na deformação?!?!?! Estou realmente muito triste!

    • Olá,
      é muito difícil avaliar sem ter acompanhado você durante esse tempo.
      Apesar de saber o quanto é importante aguardar a completa cicatrização interna, não temos como responder se a relação que você manteve prejudicou.
      Você deve procurar ajuda. Existem correções chamadas vaginoplastias.
      Vale a pena uma consulta com um ginecologista e verificar essa possibilidade.

  • Olá, fiz uma Cesária dia 06/2 desde então meu sangramento não parou, ele fica variando entre vermelho vivo, vermelho vinho e cor de café. Tem dias que é intenso e dias q é mais moderado. Sinto ainda um leve inchaço na região abaixo do umbigo. Não sei o q deve ser feito ou se isso é normal.

    • Olá,
      Quanto ao inchaço, para muitas mulheres é comum e pode levar 3 ou 4 meses para desaparecer.
      Sobre o sangramento, é importante você acompanhar e ter a certeza se já está menstruando ou não
      Muitas mulheres tem sangramentos com muitas interrupções, e depois da quarentena, menstruam.
      Você está tomando algum anticoncepcional?
      Consulte um médico!

    • Olá,
      Você amamenta?
      Como não temos muitas informações, principalmente há quanto tempo você teve seu bebê, aconselhamos procurar um ginecologista.
      Jamais utilize medicamentos sem prescrição médica.

  • Olá. O meu filho tem quase 7 meses, nasceu de parto normal e ainda mama. Continuo a sentir dor com a penetração no acto sexual. É normal? 3 meses após o parto fui ao ginecologista que disse que tinha secura vaginal e que isso também podia estar relacionado com a amamentação. O que fazer para deixar de sentir dor?

    • Olá,
      Algumas mulheres tem redução da lubrificação vaginal durante todo período de amamentação. Perceba se utilizando um lubrificante ainda sentirá dores ou desconforto. Dessa forma, você poderá ter certeza se é apenas a falta de lubrificação.
      Caso mesmo assim ainda tiver dores e desconforto, relate isso ao seu médico.
      É muito importante que você não tenha sua vida sexual prejudicada!

    • Olá ganhei bebe faz 13 dias foi Césaria ontem precisei ir busca meus outros filhos na escola fui caminhando com meu bebe no colo quando foi a noite tive febre dor nas costas e um pouco de dor na cesaria isso pode ter acontecido por causa do esforço físico??

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *