PAGE-TYPE=single

Quarentena: sangramento, cicatrização, tarefas domésticas, cansaço e sexo

Tire todas as dúvidas sobre o pós-parto com a ginecologista e obstetra Daniela Pinheiro, do Hospital e Maternidade São Luiz
157 Comentários

Quanto tempo dura o sangramento?

Pode durar até 30 dias com algumas mudanças de características. Até os primeiros cinco dias esse sangramento tende a ser um pouco mais intenso e mais vermelho vivo. Depois passa a ser um pouco mais escuro, o volume diminui e fica com uma característica mais acastanhada. Posteriormente, passa a parecer uma secreção amarelada e muitas mulheres acabam se assustando muito com essa característica da secreção, porque elas acham que é pus. Mas é normal, sai bem amarelado mesmo, porém é importante notar o odor. Se tiver infecção, o cheiro será fétido e precisa ser comunicado ao médico.

E quando volta a menstruação?

É um pouco individual e também vai depender um pouco da amamentação. As mulheres que não dão o peito tendem a ter um retorno mais precoce da menstruação, aproximadamente seis semanas depois do parto. Elas ficam confusas nesse período, porque pensam que o sangramento iria enfim cessar, mas aí vem o ciclo menstrual. Já, para as mulheres em aleitamento, elas podem ficar sem menstruar por meses, dependendo da frequência da amamentação. Mas isso não significa que elas não possam ovular, daí a importância de algum método contraceptivo.  

+ Vídeos sobre pós-parto comentados por especialistas no nosso canal de vídeos

Sexo 

Em relação ao resguardo, por que é importante? E precisa respeitar os 40 dias?

É importante se resguardar de três a quatro semanas por causa do risco infeccioso, que pode ser causado pelo trauma da penetração. Geralmente, quem teve parto natural não tem tanta dor abdominal e desconforto na vagina. Depois dos 40 dias, a retomada da atividade sexual vai depender do desejo da mulher.

+Tem medo do parto natural?

Como cuidar da cicatriz desde o hospital até a quarentena?   

No segundo dia pós-parto, os pontos já ficam sem o curativo e deve se iniciar a higiene adequada: água corrente do banho e sabonete. Depois, secar com a toalha delicadamente e deixar sempre a região limpa e seca. O retorno ao médico deve acontecer em torno de dez dias depois do parto para a cicatrização ser avaliada. Existem vários tipos diferentes de pontos e de fios que podem ser utilizados; alguns são de materiais absorvíveis, então não precisam ser retirados; outros precisam ser retirados.  

Eventualmente os pontos podem se abrir ou infeccionar?

Sim, se a higiene não for feita corretamente, e se a mulher não descansar ou fizer muito esforço os pontos podem abrir e virem a ser uma fonte de infecção. Nesse caso a ferida fica avermelhada e a pele quente, e deve ser comunicada ao médico. Caso contrário, vai surgir ainda secreção, pus e até febre. Mesmo sem infecção, fica uma sensação um pouco estranha, às vezes um repuxo e sensação de que a região está anestesiada. Tudo isso é normal. 

O que pode e o que não pode?

Por que o esforço atrapalha a recuperação?    

Principalmente nas primeiras duas semanas a recomendação é não fazer nenhum tipo de esforço físico grande e nem dirigir automóvel. Não precisa ficar deitada o dia inteiro, até porque a nova rotina não vai permitir. Mas precisa de alguém para ajudar nas tarefas de casa, já que o foco é o cuidado com o bebê. Precisa lavar a louça? Se estiver se sentindo bem, pode fazer atividades cotidianas leves, mas não dá para esfregar o chão e ficar subindo ou descendo escadas.

O cansaço do pós-parto tem mais a ver com a nova rotina ou é causado pelos hormônios e o parto?

É um conjunto de fatores. No pós-parto, acontecem muitas mudanças hormonais, principalmente nas primeiras semanas, além da nova rotina e as novas demandas que esse bebê vai trazer para toda a família. Infelizmente, a rotina pesada fica a cargo da mulher na maioria dos casos. Então junta o cansaço, a falta de sono, adaptação à nova rotina e preocupações com a volta do corpo e a relação com o marido.  Por isso, o período pós-parto exige uma rede de apoio familiar. Quem estiver próximo, precisa auxiliar a mulher no máximo de tarefas possíveis.

+ Conheça os movimentos estranhos da barriga ao longo dos nove meses


Fonte: Daniela Pinheiro, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz (CRM 125834)

157 Comentários

  • Olá!

    Sou mãe de primeira viagem, minha filha tem 37 dias, meu parto foi normal e tiveram que fazer o corte por conta de expulsão, disse que eu estava exausta para continuar.
    Mas hoje quase 40 dias ainda sinto dores, as vezes olho para minha vagina por espelho e não é a mesma coisa, não sei se vai voltar ao normal, mas tudo isso nos deixa insegura, mexe com auto estima da mulher…Falaram que pq usaram um objeto para retirar minha filha, demora mais o processo de recuperação.

    • Olá,
      Para uma resposta segura é necessário uma consulta presencial.
      Na maioria dos casos, todo organismo volta ao normal em 60 ou 90 dias.
      É muito importante que você acompanhe com seu ginecologista, compreendemos sua preocupação e sabemos que essa recuperação faz parte da auto estima.
      Fique bem!

  • Olá fiz Cesária ha dez dias (09-05) até o oitavo dia não estava sentindo dor quase nenhuma o que me possibilitou de fazer algumas coisinhas quase ñ fiquei deitada somente a noite mesmo. Hoje acordei com uma dor na cirurgia e quando vou no banheiro fazer xixi sinto umas pontadas no útero e meu sangramento ta rosado e ralo isso é normal ou é porque não fiquei quieta .

  • Boa noite. Fiz cesária há 20 dias e no início tive desconforto e crise de dor pelos gases mas deu uma melhorada significativa. Estou preocupada com uma sensação de sensibilidade na pele entre a cicatriz e o umbigo, bem sensível ao toque, e também tem doído um pouco nas laterais da cicatriz e na virilha, como se fosse muscular. Faz parte do processo de cicatrização interna? Eu não tenho febre nem inchaço anormal no abdômen.

    • Olá,
      Pequenas dores e desconforto é normal até o final da dieta. Toda cicatrização interna está acontecendo. É muito importante que o local do corte esteja seco e limpo, sem secreções.
      Continue mantendo o repouso e evitando exercícios bruscos, levantamento de peso. Logo todos sintomas desaparecerão.

  • Tive parto cesárea a 27 dias, estou começando as tarefas leves de casa, e a partir de semana que vem passo a levar a minha filha mais velha pra escola sozinha. Moro no 5° andar de um prédio que não tem elevador. São 92 degraus, tem algum problema subir e descer 2 vezes ai dia.???estarei com mais de 30 dias pós cesarea

    • Olá,
      O ideal é que você tenha um período mínimo de repouso de 40 dias e que volte as atividades aos poucos.
      Você deve observar se essa atividade lhe causa dores ou desconforto, sua cicatrização interna ainda está acontecendo!

  • Olá, fiz cesárea a 30 dias, gostaria de saber se já posso fazer caminhadas, zumba ou outra atividade física?

    • Olá,
      As atividades físicas para mulheres que já praticavam exercícios antes e durante a gestação são recomendáveis mais cedo.
      Porém a orientação sempre é de evitar atividades de impacto pelo menos por 60 dias.
      Retorne com a caminhada e exercícios leves, você mesma vai percebendo se há desconforto para outras atividades.

  • Boa noite! Fiz cesárea no último dia 10, hj está completando 6 dias, e sinto uma dor de estômago, como se viesse das costas, parece gases, estou tomando Luftal mas não está resolvendo. A dor nas costas é como se os ossos tivessem encavalados. É difícil explicar. Isso pode ser o pós operatório? Ou é algo que não tem ligação com a cirurgia?

  • Olá, tive parto normal e levei três pontos, um deles perto da vagina se abriu. Quero saber se fecha sozinho mesmo ou vai ficar aquela fenda aberta 😥. Quanto tempo demora para esse “fechamento” acontecer? Obrigada

  • Oi será que já posso fazer tarefas de casa fiz laqueada e minha filha já está completando três meses semana que vem.

  • Olá
    Meu bebê vai fazer 2 meses, eu amamento em livre demanda, comecei a 8 dias tomar o anticoncepcional micronor e estou menstruando, é normal? O médico falou que não iria menstruar pelo fato de estar amamentando.

    • Olá,
      Não é o alimento mais indicado durante a dieta. Mas se o chocolate sempre fez parte da sua alimentação, seu organismo não vai ter grandes reações.
      É muito importante que você coma bem pouco. Um bombom por exemplo, e de preferencia após uma refeição. Evitando comer com o estomago vazio.
      Acreditamos que passar vontade e a frustração de não comer esse alimento tão gostoso é muito mais difícil!

  • Daqui a 2 semanas vou fazer uma cesária.
    Quais são os riscos? Confesso que.eatou com medo..
    Já tive outras gestações e sempre foram partos normais..
    Ainda estou em dúvida, se faço normal ou cesária..
    A cesária é mais por causa da idade 35 anos e porquê já tenho 3 filhos..

    • Olá,
      A opinião do médico que acompanha sua gestação e principalmente sua saúde neste momento é muito importante.
      Ele pode ter observado e decidido pela cesárea por oferecer menos riscos a você.
      Converse com ele(a). É muito importante que você se sinta segura.
      Tudo ficará bem.

    • Querida Vanusa, fique tranquila, eu tive Cesária há 18 dias, nos primeiros dias é dolorido, o primeiro banho foi a pior parte, vc precisa levantar da cama devagar, mas faça o repouso necessário, fique deitadinha pelo menos 6 horas depois do parto, isso é muito importante, minha recuperação está sendo ótima, desejo que a sua tbm seja. Bjos!!

    • Fiz Cesária ha dez dias e te confesso foi tudo ótimo não se preucupe foi bem rápido. Eu e Minha irmã riamos o tempo todo da cirurgia .Minha recuperação está sendo ótimo. O primeiro banho tomei sozinha com uma enfermeira do lado é claro . A recuperação é diferente pra as pessoas mas vc tem que pensar o que é melhor pra vocês.

  • Bom dia fiz parto normal meu parto foi de sete meses não amamentei vai fazer dois meses dia 19 minha menstruação não veio ainda,e quando vou fazer xixi que me limpo sai às vezes um gosma transparente mas não sinto dor nem uma o que pode ser?

    • Olá,
      Você tem mantido relações sem preservativos? Está utilizando algum método anticonceptivo, como pílula ?
      Muitas mulheres ovulam a partir do final da quarentena e já correm o risco de uma nova gravidez.
      Não utilize nenhum medicamento ou pílula sem prescrição médica.
      Procure um médico para ser orientada corretamente.

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *