PAGE-TYPE=single

Quando o bebê começa a chutar a barriga?

Saiba também qual é a melhor posição na hora de dormir, para evitar chutes e não atrapalhar o seu sono
6 Comentários

Quando a grávida acabou de se deitar e está quase pegando no sono, sente um daqueles famosos chutes do bebê dentro do útero. O descanso da gestante é o momento preferido do bebê se mexer e, conforme a gestação avança, os chutes vão ocorrendo quase sempre no mesmo horário, em intervalos de aproximadamente 1 hora.

Essa movimentação toda dentro do útero é essencial para o desenvolvimento das articulações do feto e costuma ser um bom sinal de que ele está em pleno desenvolvimento.

Os primeiros movimentos podem ser vistos no ultrassom a partir da 10ª semana de gestação, mas a gestante só irá senti-los entre 18 e 20 semanas, ou seja, no quinto mês da gravidez. Neste período, ele ainda tem espaço para mover-se livremente.

Movimentos

Por volta da 12ª semana o bebê estará se movimentando a todo vapor, se sacudindo, rolando e até franzindo a testa. A ciência já identificou mais de 20 tipos diferentes de movimentos, como sucção, bocejos e soluços. Movimentos maiores são, na verdade, um treino para movimentos mais refinados, como mover os olhos ou estender um braço. Ao longo dos nove meses o bebê vai desenvolver seus músculos até estar bem preparado para ter a capacidade de descer pelo canal de parto no dia do seu nascimento.

Alguns fatores podem estimular os chutes do bebê, como a alimentação da gestante e principalmente os doces. Em casa, a mãe pode conversar com o bebê ou até mesmo colocar para tocar, com fones de ouvido, uma canção agradável na barriga, pois além de iniciar o vínculo com o filho, essa prática também interfere diretamente na movimentação fetal.

+ O bebê pode reconhecer a voz do pai ainda no útero; saiba como estimular

Além disso, a posição em que a gestante se deita também faz o bebê se mexer. A melhor posição para dormir é a virada para o lado esquerdo, porque assim fica mais fácil a oxigenação, pois não há compressão da veia cava.

+Saiba como melhorar o sono na gestação

Todas as grávidas cujos bebês estejam sendo bem oxigenados podem sentir os chutes, mas as gestantes mais magras tendem a senti-los com mais intensidade e até mesmo mais precocemente do que as outras.

Sem chutes, e agora?

Prestar atenção aos movimentos do bebê é essencial, principalmente nos casos de mulheres com gestações de risco, pois a ausência de movimentos por um período de tempo relativamente longo pode indicar sofrimento fetal ou algum outro tipo de problema. Se a gestante não sentir nenhuma movimentação em seu útero durante um período de oito horas, o recomendado é ligar para o obstetra ou ir direto ao hospital.

Não há um número padrão de movimentações diárias, uma vez que cada bebê tem seu ritmo. Por isso, a gestante não precisa necessariamente contar quantos chutes sente ao dia, mas, sim, se atentar ao intervalo de tempo entre eles.

Nas semanas que antecedem o parto é normal a diminuição das movimentações fetais. Isso porque o bebê cresceu e já não tem tanto espaço dentro do útero para se movimentar.

+Música clássica estimula a audição do bebê?


Revisado por: Claudia Lyn Nishimura, médica ginecologista e obstetra. Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) (CRM/ SP 57701)

6 Comentários

  • Minha bebê é muito ativa meche muito e estou com 25 semanas principalmente quando está com fome

    • Olá, Katiele
      Geralmente os bebês começam a mexer entre a 18 e 20a.semana, e as mamães mais gordinhas sentem menos esses movimentos. Provavelmente você fará exames de ultrassom e poderá ter a certeza que tudo está correndo bem e que logo sentirá esses movimentos dele. Não deixe de comparecer aos exames de pré natal e sempre tirar as dúvidas com seu médico. Nada como uma consulta presencial!
      Espero ter ajudado.
      um grande abraço da Equipe ClickBebê

    • Olá

      Muitos bebes realmente mexem e demonstram o tempo todo que estão ativos. Os pais podem também conversar com o bebê ainda na barriga. Estudos demonstram que o bebê vai reconhecer a voz após o seu nascimento.

      Sáude!

      Um abraço

      Equipe ClickBebê

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *