PAGE-TYPE=single

Precisa lavar a cabeça do bebê todos os dias?

Saiba a frequência da lavagem para bebês abaixo e acima de seis meses
6 Comentários

Num país tropical, como o Brasil, o mais comum é simplesmente lavar diariamente os cabelos ou a cabecinha dos bebês carecas. E em alguns Estados, onde os termômetros alcançam facilmente os 38 graus, não é raro a criança precisar tomar mais de um banho por dia. Saiba, porém, que a lavagem diária fica a critério dos pais para bebês abaixo de seis meses. O mais indicado é lavar todos os dias, em dias quentes, e alternar, em dias frios.

+A higiene íntima da menina e do menino

E para as mães que acabam dando banho duas vezes ao dia por conta do calor, um alerta: dois banhos ao dia podem tirar a proteção natural da pele do bebê, ressecando-a e causando irritações. Além disso, o couro cabeludo não vai se secar completamente e a umidade pode desequilibrar a microflora natural da pele.

Outra dúvida bem comum é o uso de xampu ou sabonete em barra. Mesmo para os recém-nascidos, o mais indicado é usar xampu infantil, já que os sabonetes têm uma concentração maior de detergente.

Basta ter o cuidado de comprar produtos específicos para crianças – que têm pH neutro e são menos alergênicos – e usar uma quantia equivalente a uma moeda. Já o condicionador é contraindicado e pode ser usado após um ano de idade, já que o bebê corre o risco de sofrer com descamação seborreica, uma inflamação na pele que causa descamação e vermelhidão.

+Alergia de pele do bebê durante o verão 

Saiba também que o banho deve ser rápido, com a água a 37º C, para não ressecar a pele fina do bebê. Depois, é só passar o xampu na cabeça com delicadeza e sem receio da moleira, desde que o toque seja suave. Se preferir, pode usar uma esponja ou paninho.  

O enxágue deve ser feito com água morna, sempre retirando todo o resíduo do produto da testa para trás, sem deixar a água escorrer sobre os olhos ou rosto da criança. Cuide também dos ouvidos do bebê, já que seus dutos auditivos são retos até o sexto mês de vida, o que torna a entrada de água mais fácil.

+Passo a passo do banho d bebê

Quando o banho acabar, envolva o bebê numa toalha e o seque suavemente, evitando esfregar o tecido sobre a pele. É importante secar bem os cabelos do bebê com a toalha, mas saiba que o uso de secadores não é recomendado até a criança completar dois anos de idade.

Se estiver muito frio, utilize o secador só em caso de muita necessidade e após os seis meses de vida. Nesse caso, não acione a temperatura ou a potência máxima do secador e sempre a uma distância mínima de 30 centímetros, já que a pele do bebê é mais frágil e não reage bem às altas temperaturas.

+Já ouviu falar do banho de balde? 


Fonte: Juliana Cahali, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Formada pela Faculdade de Medicina da USP e membro do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês. (CRM/SP: 97420)

6 Comentários

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *