PAGE-TYPE=single

Por que alguns bebês nascem carecas e, outros, com tantos cabelos?

Mesmo os recém-nascidos cabeludos irão naturalmente perder os fios
2 Comentários

Depois que as fotos do bebê cabeludo Cox Noon Junior, da Inglaterra, fizeram sucesso mundial na internet, resta saber por que alguns vêm ao mundo com tantos cabelos e, outros, carecas?

Cabelos
Imagem: Reprodução Vírgula

“O que determina se o bebê nasce careca ou cabeludo é a genética dos pais e da família, ou seja, é a constituição das características da pessoa”, explica a dermatologista Clarissa Janeri, do Hospital Daniel Lipp, no Rio de Janeiro.

Queda dos fios

Mesmo que seu filho tenha nascido cabeludo ou ganhou alguns fios durante os primeiros meses de vida, é provável que eles caiam em algum momento. Isso acontece porque, na verdade, os pelos que o bebê tem na cabeça ao nascer são diferentes dos cabelos propriamente ditos. Essa pelugem apresenta estrutura parecida com os pelos que os adultos têm nos braços, e serve para manter a cabeça do bebê aquecida.

A queda desses pelos não tem data certa para acontecer, mas costuma ocorrer gradativamente até os três primeiros meses de vida, deixando algumas falhas, principalmente na região da cabeça em que o bebê costumar se apoiar ao dormir. “A queda acontece entre o segundo e o sexto mês de idade e ocorre especialmente nas entradas, nas laterais e atrás. Por isso, alguns bebês têm a aparência de moicano (mais cheio no meio)”, explica a dermatologista Clarissa. Depois dos seis meses de vida é que o cabelo propriamente dito começa a nascer.

Mudança de cor

Seu neném nasceu com cabelos lisos e claros e agora estão ficando cacheados e mais escuros? Todas essas mudanças também são perfeitamente normais, já que os primeiros pelos do bebê tendem a ser mais claros e finos. “A criança tem menos produção de pigmento e queratina que o adulto, consequentemente os fios são mais finos e claros Só depois de a criança completar dois ou três anos de idade é que os pais vão ter uma ideia de como serão a cor e o tipo de cabelo do seu filho”, acrescenta.

+ Os olhos do bebê podem mudar de cor 

Cuidados com os cabelos

Nos primeiros meses de vida, o recomendado é que o couro cabeludo do neném seja lavado com o mesmo sabonete usado no corpo durante o banho. “Depois dos três meses de vida, já é possível usar xampu neutro, mas sempre prestando atenção no rótulo do produto, certificando-se de que é adequado para a idade do bebê”, completa a dermatologista Clarissa.

+Saiba também como dar banho no bebê durante o inverno


Fonte: Clarissa Janeri, dermatologista do Hospital Daniel Lipp (CRM-RJ 94959)

2 Comentários

  • Minha bebê também nasceu com muito cabelo, mas muito mesmo e ao contrário do que diz acima o cabelo era muito escuro e que ao lavar se enrola todo. Agora está clareando. Ela já completou 3 meses e até agora não perdeu nenhum fio se quer.

  • Minha filha nasceu com muito cabelo e bem peludinha, as pessoas sempre falavam que o cabelo iria cair, eu até já estava esperando por isso, porém não houve falhas na cabecinha dela, permaneceu sempre com muito cabelo, já os pelos da testa, orelhinha e costas caíram nos primeiros meses!

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *