PAGE-TYPE=single

O que é a barriga baixa?

O formato pode ser um indício de que o parto está próximo
61 Comentários

Você deve ter ouvido falar dos vários significados em relação ao formato da barriga, não é mesmo? Se a barriga é pontuda, a grávida terá um menino; arredondada, uma menina. Tudo não passa de folclore, não há embasamento científico nenhum nessas informações. Porém, o tamanho e o formato da sua barriga podem indicar algo muito importante.

Quando a barriga da gestante fica maior na parte inferior, é popularmente chamada de barriga baixa, que é um indício de que o parto está próximo. Este formato ocorre quando o bebê entra na posição cefálica, ou seja, com a cabeça para baixo e fixada na pélvis, o que acaba pressionando a barriga para baixo.

Durante essa fase, a gestante pode sentir um alívio nas dores, já que o bebê deixa de pressionar os órgãos internos, além de uma melhora na respiração. Por outro lado, a vontade constante de fazer xixi pode voltar com tudo.

+Dormir de costas no último trimestre dobra o risco de o bebê nascer sem vida

Quando acontece

Geralmente, a barriga baixa e o encaixe do bebê costumam acontecer na 35ª ou 36ª semana da gestação, principalmente se tratando de gestantes de primeira viagem. A posição cefálica é considerada a mais apropriada para o parto, mas isso não quer dizer que você não terá um parto saudável se o seu bebê estiver em outra posição.
Caso você não saiba se sua barriga está baixa ou não, procure seu obstetra. Tocando o barrigão é possível saber se seu bebê já está na posição ideal.


Revisado por:  Claudia Lyn Nishimura, médica ginecologista e obstetra. Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
(CRM/ SP 57701)

61 Comentários

    • Olá,
      Não se pode determinar o tipo de parto ainda.
      Você poderá ter seu bebê de parto normal. A partir desta semana o bebê poderá mudar de posição e favorecer o parto normal.
      Seu médico acompanhará esse momento.
      Fique bem!

  • Estou de 26 semanas e sinto peso forçando pra baixo e minha barriga baixa e estou sentindo cólicas não sinto dores e só incômodo e cólica e na ultra apareceu que meu bebê e grande e que ele tá virado devo me preocupar com parto prematuro ?

  • Oi rs Estou com 36 S e estou ouvindo muitos comentarios de q logo ganharei meu bb pq minha barriga esta baixaa sera vdd?

    • Olá,
      muitas mulheres tem a barriga mais baixa que as outras, e nem sempre é sinal que seu bebê nascerá prematuro.
      A partir desta semana não é mais considerado prematuro.
      Cuide-se bem!

    • Olá,
      Nem sempre a barriga ter aspecto de baixa é sintoma de prematuro.
      Muitas mulheres tem esse formato mais baixo e tem seus bebês com 40 semanas.
      Faça as consultas de pré natal corretamente.
      Tudo ficará bem.

  • Tive um pequeno sangramento à 2 dias atrás,fiquei em casa, não fui ao médico e notei q a barriga baixou agora,mas estou com 36 semanas. Será q nasce nesses dias?

  • Oi,estou com apenas 26 semanas e minha barriga está baixa tbm,tem hs q sinto como se estivesse abrindo passagem….acabei d completar seis meses,meu trabalho é de bastante movimento,as x sinto dor e queimação no lado inferior da barriga.
    Devo procurar um médico?
    Minha consulta é só em junho,dia 8 ainda.

  • Estou com 29 semanas de gestação é a minha barriga está baixa,pois não só Eu que noto como todos que chegam a mim,sempre comentam”Nossa sua barriga tá bem baixa ,acho que não vai esperar o dia de nascer não 🤔 ..Que é pro PSP 28 de julho!Tenho que me preocupar!!!
    Desde já agradeço ☺

    • Olá,
      Se você vem fazendo as consultas de pré natal regularmente e o médico que acompanha sua gestação esteja indicando que tudo está bem, não há problema. Muitas mulheres tem esse formato mais baixo e isso não indica nenhum risco.

    • Minha bebê está encaixada desde as 32 semanas, e só agora com 39 semanas ela baixou, fica tranquila porque é diferente, ela abaixa bem mais e você vai sentir muito mais conforto pra dormir, bastante fome porque alivia a pressão do estômago, e a maioria das mamães conseguem ver o momento que a barriga desce MESMO na semana do parto

  • Olá estou com 30 semanas e minha barriga baixou muito e a nené tá mexendo muito só para os lados e no pé da barriga e estou enchendo muito e com muita dor na coluna será que e normal?

    • Olá,
      Você está fazendo suas consultas de pré natal direitinho? É importante acompanhar se essas dores são da sua postura, conforto para dormir, ou que você tenha ganho muito peso até agora…
      Converse com seu ginecologista!

  • Eu tenho a barriga baixa, sempre tive, desde o início da gestação. Todos se impressionam e comentam. Pré natal tá ok, estou entrando amanhã na semana 35. Ter a barriga baixa desde sempre (e não estar com a barriga baixa), significa algo?

  • Oi estou com 32 semanas e minha médica pediu repouso,porque minha barriga está muito baixa e o nenê está na posição pélvica, eu estou com muito preocupada por que o bebê está apenas 1647 eu deveria me preocupar

    • Olá,
      Siga corretamente as orientações do seu médico. Mantenha o repouso que foi orientado. Nas próximas semanas seu bebê vai ganhar peso.
      A partir da 37a. semana não é mais considerado parto prematuro. Tudo ficará bem.

    • Olá,
      O bebê vai mudando sua posição e ficando na posição cefálica (com a cabeça para baixo). Ele pode fazer esse movimento aos poucos, lentamente e ficar com a cabeça fixada na pélvis.

  • Oi estou gravida de 31 semanas e e minha segunda gestaçao,minha barriga ficou baixa desda 22 semana mais minha bebe nao esta encaixada, ela esta pelvica. Nao entendi o por que?

    • Olá,
      Talvez seu bebê já esteja em posição cefálica. Mas muitas mulheres ficam com a barriga mais baixa por algumas semanas e não ocorre o parto prematuro.
      Lembramos que a partir da 37a. semana não é mais considerado parto prematuro.

  • Estou de 36+2 e minha bebê ja esta cefalica, porem minha barriga nao baixou ainda, pode ser um problema?

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *