PAGE-TYPE=single

O parto não precisa ser sofrido

Conheça o método hypnobirthing, que ajuda a mulher a relaxar durante a gravidez e o trabalho de parto
0 Comentários

Todas as mães desejam um parto tranquilo, sem intercorrências e, de preferência, sem dor. E uma das técnicas pouco conhecidas, para relaxar no parto, é o hypnobirthing, método aplicado em mais de 45 países e que chegou ao Brasil em 2013.

+Conheça todas as etapas do trabalho de parto

“O Hypnobirthing se baseia na simplicidade e na natureza do parto e acredita no protagonismo da mulher. O método reúne técnicas de respiração, relaxamento, meditação e visualizações para ajudar no relaxamento profundo durante o parto. Neste estado, a mãe facilmente dá atenção aos próprios instintos naturais e se sente à vontade para validá-los. Dessa forma, diminui-se a necessidade de intervenções, além de proporcionar uma experiência tranquila, suave e gentil”, explica a fisioterapeuta e doula Lucia Desideri Junqueira, hipnoterapeuta e Instrutora de HypnoBirthing.

+Tem medo do parto natural?

Como o nome diz, o método usa a hipnose como recurso, mas nada tem a ver com a falta de consciência dos atos ou algo parecido. Na técnica, o uso da hipnose tem propósitos terapêuticos.

“A hipnose não passa de uma forma de direcionamento da atenção exclusivamente para um fato, evento ou sensação. O objetivo é ajudar a mulher a se conectar e se tornar mais consciente de próprio corpo. A técnica pode ser utilizada na gestação e no parto através de induções ao transe, estados de relaxamento, meditações conduzidas, afirmações positivas e visualizações focadas no que se espera da experiência da gestação e parto”, esclarece Lucia Desideri.

Para tirar proveito da técnica, é importante praticar sempre que possível. “De uma forma geral, as mães que conseguem reservar 30 minutos do dia para a prática se beneficiam intensamente do método durante o parto, e inclusive no pós-parto, fase de adaptação de mãe e bebê”, indica Desideri.

Entre as vantagens, a instrutora destaca a ampliação de consciência com relação ao próprio corpo e à capacidade de passar pelo processo do parto natural. “Com o uso da técnica, o trabalho de parto costuma ser rápido, sem intervenções ou anestesia.”, afirma Lucia.

Já para os bebês os benefícios estão relacionados ao aumento de conexão e vínculo com a mãe e sentimentos de tranquilidade, bem-estar e confiança, inclusive após nascer.


Fonte:
Lucia Desideri Junqueira, fisioterapeuta, doula, hipnoterapeuta e Instrutora de HypnoBirthing (Crefito 75038/SP)

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *