Loading...

Primeira Consulta

A primeira visita ao médico deve ser realizada entre a 6ª e a 8ª semana de gestação. Nesta consulta, o médico obstetra vai dar orientações e esclarecer suas dúvidas. Portanto, é bom levá-las anotadas. Numa gravidez normal e de baixo risco, a mulher vai a uma consulta a cada 4 semanas (uma por mês), até por volta de 32 semanas, quando começa a ir ao médico com mais frequência: a cada uma ou duas semanas, de acordo com o critério do seu obstetra. O Ministério da Saúde, por exemplo, considera 6 consultas o número mínimo para um pré-natal saudável, preferencialmente 1 no primeiro trimestre, 2 no segundo trimestre e 3 no último trimestre. Mas você pode ter bem mais do que isso, chegando a 10 a 15 consultas.

Ultrassonografias

O exame ultrassonográfico é, digamos assim, a primeira “fotografia” do bebê e faz parte da rotina de toda grávida. Desde 2010, o atendimento público de saúde pelo SUS realiza exames gratuitos. Com ele, é possível acompanhar o desenvolvimento do bebê, seu crescimento mês a mês e até mesmo ver a carinha dele antes de vir ao mundo.

Exames Médicos

Para confirmar o desenvolvimento normal do bebê, o médico obstetra recomendará uma série de exames. Então, está preparada para uma intensa maratona médica?

Imunização e Medicamentos

Vacinar a mãe é proteger o bebê. A vacina proporciona anticorpos maternos via placenta para o feto que ainda está em formação, evitando algumas doenças. Mas somente alguns princípios imunobiológicos são recomendados para as mulheres grávidas, por se temer os danos que as vacinas possam causar à gestante e ao feto. Por isso, analise o assunto com o seu médico obstetra!