É na maternidade que você irá passar um dos momentos mais importantes da sua vida: o nascimento do bebê.

Por isso, a escolha dela é um dos pontos mais importantes da fase gestacional.

O mais comum é escolher o local em que o seu médico confia. Afinal, é ele quem sabe identificar a maternidade que conta com os aparelhos mais modernos, qual equipe é mais eficiente e qual especialista está à disposição.

Alguns médicos obstetras atuam em vários hospitais, o que poderá oferecer um número maior de opções. Cheque também a cobertura do plano de saúde ou o orçamento de que a família dispõe para pagar, caso o hospital ou a equipe não façam parte da rede credenciada.

Confirmada as possibilidades de opção, vale fazer a visita a dois ou três locais: muitas maternidades agendam visitas prévias para que a mãe conheça as instalações e os serviços que são oferecidos por elas.

Se você não tem plano de saúde, é direito seu definir durante o pré-natal o local onde ocorrerá o parto. Você também pode contar com a indicação do próprio especialista na consulta. Em geral, o critério é a localização, ou seja, o mais próximo da sua casa.

Vale ressaltar que os partos podem ser realizados nos centros de parto normal, em casa ou em qualquer hospital ou maternidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja o que considerar na escolha do hospital:

– Peça a opinião de parentes e amigas que já deram à luz;
– Pediatra neonatalogista e anestesista devem estar à disposição 24 horas por dia;
– Verifique se há UTI adulto e neonatal, para casos de complicações de saúde para a mãe ou para o bebê;
– Cheque se há acomodação para o pai ou outro membro da família;
– O mais prudente é escolher um hospital mais perto da sua casa, pois a proximidade será útil em uma emergência;
– Verifique se há um grupo de enfermagem especialista em amamentação que oriente as pacientes e identifique as dificuldades durante os dias de internação;
– Verifique se há obstetra plantonista no caso de um imprevisto com o seu médico.
– Para quem deseja um parto normal e diferenciado, há maternidades que oferecem um espaço preparado para gestantes com iluminação especial (cromoterapia), aromaterapia, banheira e som ambiente.

Compartilhe!