O terceiro trimestre do bebê.

– 29 a 32 semanas

Os pulmões ainda estão maturando. As unhas, as mãos, os pés e os cílios continuam a crescer. As glândulas suprarrenais do feto começam a produzir seus hormônios.

À medida que o feto cresce e vai ocupando mais espaço no útero, o líquido amniótico perde volume. O feto está cada vez mais ativo e os movimentos, que antes tinham pouca amplitude, começam a parecer verdadeiros pontapés.

Os olhos abrem e fecham e ele já é capaz de distinguir entre luz e escuridão. O feto tem agora entre 1,8 ou 2 quilos e pode medir cerca de 38 a 43 centímetros.

33 a 36 semanas

O feto já está grande demais para conseguir se movimentar livremente no útero e, dessa forma, não muda muito a posição. Nas últimas semanas, são dezenas de milhões os neurônios do cérebro que em breve o possibilitarão ouvir, tatear e ver.

Os órgãos estão agora na preparação derradeira para a vida fora do útero. O bebê deve pesar entre 2,6 e 3 quilos e medir entre 40 a 48 centímetros. No fim da 36ª semana o feto está “concluído”.

– 37 a 40 semanas

O feto está pronto para nascer!

O seu comprimento pode variar entre os 48 e os 53 centímetros e, o seu peso, entre 3 e 4,5 quilos. Dependendo do gênero, os bebês podem ser mais altos ou mais pesados, pois os meninos pesam mais e são maiores, enquanto as meninas pesam menos e são menores.

A maioria do vernix caseoso que envolvia o corpo do feto desapareceu. É normal que tenha as unhas compridas e que possa ter se arranhado. Os ossos do crânio ainda estão separados e vão permanecer assim para facilitar o parto, pois estes ossos vão se unir pouco a pouco depois do nascimento, fechando as “moleiras”.


Revisado por: Marcus Cavalheiro, Médico Ginecologista e Mestre em Obstetrícia pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) (CRM/SP 30.077)