O segundo Trimestre do Bebê

 

 

– 13 a 16 semanas

O corpo do feto começa a ficar proporcional. Durante este período surgem os pelos e as sobrancelhas. A pele do feto é coberta com uma pelagem macia, o lanugo, que lhe dá proteção.

O sistema reprodutivo vai se desenvolvendo: nos embriões masculinos, a próstata; nos embriões femininos, os ovários. O fígado do feto começa a secretar bílis, um sinal de que já está funcionando. E o baço também inicia a produção de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Nesta fase, já é possível saber se será um menino ou uma menina! O feto mede agora cerca de 15 centímetros e pesa cerca de 70 gramas. Nas próximas semanas ele crescerá muito rápido.

17 a 20 semanas

Além do lanugo, o corpo do feto está revestido de uma substância gordurosa e esbranquiçada, o vernix caseoso, cuja finalidade é proteger-lhe a pele.

As cordas vocais já funcionam, embora ele não vocalize no útero. Os olhos e as orelhas estão em sua localização definitiva. Os ossos do ouvido interno e as terminações nervosas do cérebro já estão desenvolvidos o suficiente para que o feto possa ouvir alguns sons, como os batimentos cardíacos da mãe e o fluxo de sangue que passa pelo cordão umbilical. O feto vai começar a “comer mais”: por volta da 20ª semana ele pesa mais ou menos 255 gramas e tem cerca de 20 centímetros.

– 21 a 24 semanas

De agora em diante começam a se desenvolver melhor os 5 sentidos, principalmente o tato e o paladar. O sistema nervoso, que controlará os sentimentos e as emoções, está em plena evolução.

Os sistemas digestivo, circulatório e respiratório estão amadurecendo, preparando-se com rapidez para a vida fora do útero. Os vasos sanguíneos se desenvolvem ainda mais e os pulmões já estão quase prontos para a futura respiração.

O cérebro cresce rapidamente e aparecem as papilas gustativas na língua. Os alvéolos pulmonares se desenvolvem e suas células produzem uma substância que os ajuda a trabalharem mais facilmente. O feto tem aproximadamente 27 centímetros e pesa entre 560 a 680 gramas.

– 25 a 28 semanas

Durante o sétimo mês o feto vai mudar de posição no útero e adotar a postura final, de cabeça para baixo, como se olhasse na direção do colo do útero, por onde irá sair.
As pálpebras começam a se separar e o feto já é capaz de abrir os olhos e ter percepção de alguma luz.

Os pulmões, o fígado e o sistema imunitário ainda têm que amadurecer. No entanto, se o feto nascesse neste momento já teria uma probabilidade de 65% de sobrevivência. Ele agora mede cerca de 36 centímetros e pesa pouco mais de um quilo.

Compartilhe!