A gestação dura cerca de 40 semanas. No entanto, não há como saber com precisão quando o bebê foi concebido, ou seja, quando o óvulo e o espermatozoide se encontraram. Mas a ciência já comprovou que a concepção ocorre, na maioria das vezes, duas semanas após um ciclo de menstruação. Por isso, os médicos começam a contar o início da gravidez a partir do primeiro dia da última menstruação. Se a sua última menstruação foi há 12 semanas, por exemplo, significa que sua gravidez já está na 12ª semana, e o seu bebê foi concebido em torno de 10 semanas. Na prática, as 40 semanas oficiais são na verdade 38 semanas a partir do dia em que o bebê foi gerado.

Se você tem ciclos regulares, a cada 28 dias, e sabe o dia da sua última menstruação, é possível calcular a data do parto com mais precisão. Não é o seu caso? Não se preocupe, seu primeiro ultrassom irá confirmar a informação de acordo com o tamanho do bebê. Lembre-se, no entanto, que a data de parto é apenas uma estimativa.

Começo e fim

A dúvida continua até para saber quando as semanas começam e terminam. Durante a quinta semana de gestação, por exemplo, você está grávida há quatro semanas. A mesmo confusão acontece com os meses. Você completou o terceiro mês, e agora está no quarto. Então você está de 3 ou 4 meses? Tecnicamente de 3 meses. Um pouco confuso, não é? Para entender melhor essa questão, pense no conceito de idade: assim que um bebê completa um ano de vida, ele inicia seu segundo ano, e quando completar dois, estará no seu terceiro, e assim por diante. A contagem de semanas na gravidez também funciona assim. Na segunda semana de gestação, você está grávida há uma semana; na terceira, há duas e assim por diante. Se não fosse dessa maneira, a gestação de 40 semanas duraria dez meses em vez de nove!

Trimestre

A longo dos nove meses, a gestação é dividida em três partes iguais de três meses. Essa divisão foi criada para descrever as mudanças que ocorrem no seu corpo ao longo de toda a gestação.

1° trimestre: vai da primeira semana de gestação até a 13ª e seis dias

2º trimestre: da 14ª semana até a 27ª e seis dias

3ª trimestre: da 28ª semana até o parto.


Revisado por: Marcus Cavalheiro, Médico Ginecologista e Mestre em Obstetrícia pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) (CRM/SP 30.077)