Ter uma noite inteira de sono vai ficando cada vez mais difícil ao longo da gravidez.

O crescimento da barriga dificulta encontrar uma posição confortável. Sem contar as dores nas costas e a vontade de ir ao banheiro, que fazem você acordar várias vezes durante à noite. Para facilitar a sua vida nessas últimas semanas de gestação, separamos algumas dicas que vão ajudá-la a se sentir mais confortável e a pegar no sono com mais facilidade. Confira:

  • Utilizar vários travesseiros extras pode ajudar a encontrar uma posição confortável para dormir. Deite-se, preferencialmente do lado esquerdo e coloque um travesseiro apoiando a barriga, um travesseiro entre as pernas e outro para apoiar as costas e aliviar as dores.
  • A dor nas costas também traz ainda mais desconforto para a hora do sono. Essas dores são decorrentes da mudança do centro de equilíbrio do corpo da mulher, por conta do crescimento da barriga. Tomar um banho com água morna antes de dormir é um belo truque que, além de diminuir as dores, faz com que você fique mais relaxada.
  • A vontade de ir ao banheiro nessa fase volta a aumentar, pelo fato de o bebê estar crescendo e pressionando cada vez mais a bexiga. Para diminuir a frequência ao banheiro durante a madrugada, a dica é reduzir a ingestão de líquidos algumas horas antes de dormir. Também ajuda esvaziar ao máximo a bexiga logo antes de ir para a cama.
  • Outra dica é evitar a ingestão de alimentos pesados no jantar. Comidas gordurosas e frituras prejudicam a qualidade do sono. Por isso, prefira alimentos mais leves e saudáveis que irão saciar o seu apetite sem efeitos colaterais. Tomar um leitinho antes de dormir também pode ajudar, já que o aminoácido triptofano, presente no leite, relaxa os músculos e induz ao sono.

Compartilhe!