PAGE-TYPE=single

Está liberado maquiagem na gravidez?

Produtos podem ajudar a esconder manchas causadas pelo melasma
0 Comentários

Caso use maquiagem todos os dias, fique tranquila, pois este cuidado com a beleza está liberado na gravidez e não faz mal ao bebê. Estudos recentes publicados pelo setor de Dermatologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) mostraram que a maquiagem tem ação física na superfície da pele (sem ação química) e, portanto, é segura durante o período.

“No entanto, a pele sofre algumas alterações, como aumento de oleosidade, por isso a grávida não deve exagerar e nem usar maquiagem muito carregada para não exacerbar o problema”, alerta o cosmetólogo Rafael Ferreira. 

Embora a maquiagem esteja liberada, é importante ficar atenta à composição dos produtos, já que existem algumas substâncias não indicadas, a exemplo de produto com efeito clareador. Outros perigos são os produtos com pigmentos de qualidade inferior e conservantes, pois ambos são campeões em causar alergia.

“Para evitar isso, é prudente comprar marcar reconhecidas e com selo de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Algumas marcar irregulares podem conter ainda metais pesados, que podem prejudicar a saúde da mulher e também a formação do bebê”, alerta Rafael.

+Cuidados com a beleza da pele e do corpo na gravidez

Maquiagens específicas

“O ideal, mesmo, é apostar nas linhas de maquiagem especiais para grávidas, porque são livres de uma série de substâncias conservantes, como o parabeno, evitam alergias e agridem menos a pele”, indica o cosmetólogo.  

+ A pele fica mais sensível na gravidez

Outra vantagem da maquiagem são os produtos com fator de proteção solar, a fim de evitar manchas na pele, denominadas melasma, que são comuns na gestação, devido ao aumento dos hormônios estrógeno e progesterona, que estimulam a pigmentação da pele.

Para as mulheres que já estão com as marcas na pele, o importante é caprichar na proteção solar, usando filtro solar e chapéu, além de evitar o sol entre 10 e 16 horas. No entanto, o especialista lembra que o filtro deve ser reaplicado ao longo do dia, assim como a maquiagem com filtro. Isso é muito importante para evitar as temíveis manchas na pele. E, claro, ao dormir, a maquiagem deve ser removida, de preferência com demaquilantes à base de óleo e água.

+Saiba como evitar as manchas na pele


Fonte:

Rafael Ferreira – Cosmetólogo e Farmacêutico Especializado em estética (CRF-SP 42.675)

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *