PAGE-TYPE=single

Dicas para a grávida curtir o Carnaval

Para não ter imprevistos na animação do feriado, siga as recomendações dos médicos
0 Comentários

Com a liberação do médico e cuidados básicos, as grávidas podem curtir o Carnaval numa boa sem arriscar a saúde e nem a do bebê. “É importante lembrar que cada gestação tem suas peculiaridades. Para casos em que a gravidez apresenta algum risco, como a presença de pressão alta, indícios de parto prematuro e inchaço excessivo, as gestantes devem se poupar de atividades mais intensas e ficarem em repouso”, diz o ginecologista e obstetra Fábio Muniz, do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

Se a gestação está saudável, o obstetra recomenda procurar lugares arejados a fim de evitar tonturas e queda de pressão. “As gestantes devem evitar lugares muito cheios e propícios a quedas. Recomenda-se o uso de calçados sem salto e de roupas leves. É preciso se hidratar constantemente e em hipótese alguma consumir bebida alcoólica, alerta o especialista.

+Grávidas necessitam de um maior consumo de água

Hidratação

“É possível dançar, fazer atividades na piscina e até desfilar em escola de samba, mas sempre em sintonia com seu obstetra, evitando períodos longos de excessiva atividade física. É essencial fazer intervalos de descanso no intuito de evitar desgastes, hidratando o organismo sempre que possível”, completa o obstetra Fábio Muniz. 

Ele também orienta as grávidas a não usarem saltos altos e terem sempre alguém próximo para amparar em caso de tontura ou mal-estar. “Dê preferência a alimentos de digestão rápida, como sucos, frutas, legumes e carnes brancas”.

Já o obstetra Alberto d’Auria, da maternidade Pro Matre Paulista, pede para as gestantes evitarem ao máximo os banheiros químicos. “Tenha sempre em mãos álcool em gel e lenços umedecidos para limpar as mãos”.

Confiras outras dicas do médico Alberto d’Auria:

  • Atenção com o sol:Para evitar insolação é importante passar protetor solar e reforçar a cada duas horas, evitando também a exposição ao sol entre 10h e 16h. Dica: Leve chapéu!
  • Hidratação: garrafinha de água, sucos de frutas ou água de coco são ótimas opções para manter o corpo hidratado.
  • Alimentação: Tente comer menos carboidratos e mais proteínas, leve frutas frescas e secas. Dica: Evite lanches de rua.

+ 5 dicas para evitar intoxicação alimentar no verão

  • Fantasias: Opte pelas roupas de tecidos leves e arejados, se possível com fatores de proteção contra raios solares. Dica: não use salto alto, evite quedas.
  • Febre Amarela: Confira se as vacinas estão em dia, principalmente a de febre amarela. Dica: evite curtir o carnaval em áreas de mata, use repelente, e não coloque perfumes;
  • Escolha de blocos: Pesquise e analise o percurso para não ir a lugares aglomerados. Dica: em blocos de rua, faça pausa durante o percurso para se hidratar e descansar. Para mães com crianças, opte por blocos infantis.

Fonte: Fábio Muniz, ginecologista e obstetra, do Hospital e Maternidade São Cristóvão (CRM 95955)

Alberto d’Auria, obstetra da maternidade Pro Matre Paulista (CRM 35062)

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *