PAGE-TYPE=single

Dia em que a fecundação ocorre pode determinar sexo do bebê

Entenda por que ter relações no dia da ovulação ou antes dela pode definir se o bebê será menino ou menina
7 Comentários

Quem está tentando engravidar sabe que existem diversas dicas e táticas – algumas comprovadas cientificamente e, outras, não – para aumentar as chances de gravidez e até mesmo para definir o sexo do bebê. Entretanto, o que muita gente não sabe é que o dia em que a fecundação acontece pode determinar o sexo da criança.

Apesar de parecer mais uma daquelas velhas crenças populares contadas pelos nossos avós, essa técnica já foi comprovada cientificamente.

+A partir de qual semana é possível descobrir o sexo do bebê?   

Entendendo a técnica

Para compreender o porquê disso acontecer, é necessário saber que o espermatozoide que carrega o cromossomo masculino (y) é mais rápido, menor e menos resistente, enquanto que o que carrega o cromossomo feminino (x) é maior, mais pesado e mais lento, porém mais resistente.

Entre os anos 1970 e 1980, cientistas americanos concluíram que quando a relação sexual se dá no dia da ovulação da mulher, as chances de o bebê ser menino aumentam, já que o espermatozoide masculino, por ser mais rápido e leve, tende a alcançar o óvulo primeiro, fazendo a fecundação.

Mas quando a mulher e seu parceiro têm relação dois dias antes da ovulação, o espermatozoide feminino, por ser mais resistente, tende a sobreviver mais até a ovulação, ao contrário do masculino, que acaba morrendo.

É claro que adotar essa técnica nem sempre garante ter um bebê do sexo desejado pelos pais. Porém, segundo os obstetras, o método aumenta de 50% até 85% as chances de ter uma menina ou um menino.

Dia da ovulação

Para que o método seja realizado da maneira correta, é preciso descobrir o dia do mês em que a ‘tentante’ vai ovular. Geralmente, no caso de mulheres que têm ciclos de menstruação regulares, ou seja, de 28 dias, a ovulação ocorre no 14º dia – 14 dias antes da menstruação. Se o ciclo for mais curto, acontecerá antes, e se for mais longo, depois.

Fora o método da contagem dos dias, existem outras formas da mulher descobrir em qual dia acontecerá a sua ovulação, como medir a temperatura, – que fica mais alta no período fértil – notar mudanças no muco cervical – que se torna mais viscoso e espesso no período fértil -, e verificar alterações no colo do útero, que fica mais macio e alto. Outra opção mais fácil e prática são os testes de farmácia que indicam o período de ovulação da mulher.

+Sabe como funciona o chá de revelação do sexo do bebê?  


Revisado por: Claudia Lyn Nishimura, médica ginecologista e obstetra. Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) (CRM/ SP 57701)

7 Comentários

  • Olá boa noite,estou tentando engravidar parei o remédio em outubro, minha mestruacao veio só q novembro não veio mais,mas acho q não estou grávida o que pode está avintecendo?

    • Olá!
      Você deve entrar em contato com seu médico e através de exames comprovar se está ou não grávida. Enquanto isso não acontece, mantenha os cuidados necessários de não utilizar medicamentos sem a prescrição médica!

      Boa Sorte!

      Esperamos ve-la aqui em nosso portal, compartilhando nossas matérias para uma gestação saudável!

      Equipe ClickBebê

    • Olá Priciane! Leia atentamente nossa matéria! Veja que se voce tiver relações (dois dias )antes da ovulação, sua chance de engravidar de uma menina aumenta!
      Boa sorte!
      Um abraço
      Equipe ClickBebe

  • Eu tomei injecao trimestral por 1 ano,e parei ha 2 meses,mas nao mestruei ainda,mesmo assim tenho chance de engravidar? Sou tentante!

    • Olá, Bruna
      O método contraceptivo que você utilizava reduzia seu fluxo menstrual. Muitas mulheres aguardam um prazo para que o ciclo volte ao normal.
      Sua dúvida sugere que você faça uma consulta com seu ginecologista e acompanhe a volta da sua fertilidade.
      Boa sorte! Esperamos ve-la aqui lendo nossas matérias e orientando-a na gestação cheia de saúde!
      Equipe ClickBebe.

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *