PAGE-TYPE=single

Dia em que a fecundação ocorre pode determinar sexo do bebê

Entenda por que ter relações no dia da ovulação ou antes dela pode definir se o bebê será menino ou menina
0 Comentários

Quem está tentando engravidar sabe que existem diversas dicas e táticas – algumas comprovadas cientificamente e, outras, não – para aumentar as chances de gravidez e até mesmo para definir o sexo do bebê. Entretanto, o que muita gente não sabe é que o dia em que a fecundação acontece pode determinar o sexo da criança.

Apesar de parecer mais uma daquelas velhas crenças populares contadas pelos nossos avós, essa técnica já foi comprovada cientificamente.

+A partir de qual semana é possível descobrir o sexo do bebê?   

Entendendo a técnica

Para compreender o porquê disso acontecer, é necessário saber que o espermatozoide que carrega o cromossomo masculino (y) é mais rápido, menor e menos resistente, enquanto que o que carrega o cromossomo feminino (x) é maior, mais pesado e mais lento, porém mais resistente.

Entre os anos 1970 e 1980, cientistas americanos concluíram que quando a relação sexual se dá no dia da ovulação da mulher, as chances de o bebê ser menino aumentam, já que o espermatozoide masculino, por ser mais rápido e leve, tende a alcançar o óvulo primeiro, fazendo a fecundação.

Mas quando a mulher e seu parceiro têm relação dois dias antes da ovulação, o espermatozoide feminino, por ser mais resistente, tende a sobreviver mais até a ovulação, ao contrário do masculino, que acaba morrendo.

É claro que adotar essa técnica nem sempre garante ter um bebê do sexo desejado pelos pais. Porém, segundo os obstetras, o método aumenta de 50% até 85% as chances de ter uma menina ou um menino.

Dia da ovulação

Para que o método seja realizado da maneira correta, é preciso descobrir o dia do mês em que a ‘tentante’ vai ovular. Geralmente, no caso de mulheres que têm ciclos de menstruação regulares, ou seja, de 28 dias, a ovulação ocorre no 14º dia – 14 dias antes da menstruação. Se o ciclo for mais curto, acontecerá antes, e se for mais longo, depois.

Fora o método da contagem dos dias, existem outras formas da mulher descobrir em qual dia acontecerá a sua ovulação, como medir a temperatura, – que fica mais alta no período fértil – notar mudanças no muco cervical – que se torna mais viscoso e espesso no período fértil -, e verificar alterações no colo do útero, que fica mais macio e alto. Outra opção mais fácil e prática são os testes de farmácia que indicam o período de ovulação da mulher.

+Sabe como funciona o chá de revelação do sexo do bebê?  


Revisado por: Claudia Lyn Nishimura, médica ginecologista e obstetra. Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) (CRM/ SP 57701)

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *