PAGE-TYPE=single

Bebê não deve usar chupeta?

Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda o bico artificial. Confira o argumento dos especialistas e forme sua opinião

5 Comentários

O bebê leva o dedo a boca desde o útero e esse hábito de sugar é essencial para o seu desenvolvimento emocional, além de promover endorfina, hormônio que provoca sensação de prazer e bem-estar.

Quando a criança nasce, muitas mães oferecem a chupeta a fim de acalmá-la. Mas saiba que as diversas desvantagens do bico artificial a curto e a longo prazo não compensam o alívio imediato. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomendam o uso. Isso porque a sucção do bebê ao mamar no seio materno é completamente diferente de sugar os bicos de plástico e essa confusão vai prejudicar a criança.

+O bebê está fazendo seu peito de chupeta?

Mamar no peito é muito importante para o desenvolvimento da mandíbula e demais ossos da face, dos músculos da mastigação, da oclusão dentária e da respiração de forma adequada. Já o bico artificial ocasiona a perda de tonicidade e altera a postura muscular dos lábios e da língua, dificultando as mamadas, de acordo com a pediatra Elsa Giugliani, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria.

A sucção de chupetas pode elevar o palato (céu da boca), diminuindo o espaço aéreo do nariz, o que pode resultar em respiração oral (quando a criança respira mais pela boca), deixando-a mais exposta a contrair infecções de ouvido, amigdalites e rinite”, alerta a pediatra. Outro problema é o fato do acessório ser um objeto anti-higiênico, dando mais vulnerabilidade ao aparecimento de verminose e diarreias.

Problemas dentários

As complicações não se restringem ao aleitamento e o risco maior de contrair doenças. Em alguns casos, a fala, mastigação e deglutição do lactente são alteradas.

“Quando o hábito se instala e a chupeta passa a ficar um longo período na boca do bebê, haverá consequências no desenvolvimento da arcada dentária, devido ao desvio na direção de crescimento dos ossos maxilares, além da inclinação dos dentes, ocasionando o que chamamos de mordida aberta”, afirma a odontopediatra Karla Mayra Rezende, membro da Associação Brasileira de Odontopediatria.

+A limpeza dos primeiros dentinhos

Para as crianças que já estão acostumadas com chupeta, ela deve ser usada exclusivamente como forma complementar de sucção. Geralmente nos momentos de soneca do dia e à noite, na hora de dormir. Outra dica é retirar suavemente a chupeta, quando o bebê estiver dormindo.

“Os pais que desejam remover o objeto sem afetar emocionalmente o bebê, devem retirá-lo de forma gradativa, além de dar colo e carinho quando estiverem chorosos”, indica a odontopediatra. Já para os maiores, a solução é a conversa.

+Colo em excesso deixa o bebê manhoso? 

Desviar a atenção da criança quando ela solicita a chupeta é muito importante. Dê colo, converse, brinque e faça diversas atividades infantis até que ela se acostume com a ausência e esqueça de vez o bico de plástico.


Fontes:
Elsa Giugliani, pediatra, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP e professora titular de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (CRM -RS: 7.921)

Karla Mayra Rezende, odontopediatra e professora do Curso Pós em Odontopediatria da Universidade de São Paulo. (CRO-SP 85768)

5 Comentários

  • Quando eu estava no hospital as enfermeiras fizeram uma chupeta de luva de látex com gase
    É só enfiar a gase amasada dentro da ponta do dedo da luva e amarrar
    Vai ficar parecendo o bico do peito
    Assim não vai desmamar o bebê

  • Mas e quando o bebê resolve chupar o polegar?
    Meu filho tem 3 meses e fica o dia todo com o dedinho na boca. O que fazer?

    • Olá, Luciana, tudo bom? O bebê normalmente busca o dedo como uma forma de conforto. O ideal é você conversar com o pediatra para que ele indique o melhor a ser feito no seu caso. Mas algumas dicas simples e que podem ajudar são: quando for retirar o dedo do bebê da boca, faça com delicadeza e tente distraí-lo depois com algum carinho ou brincadeira. Assim, ele começa a perceber que não precisa ficar com o dedo na boca. Às vezes, chupar o dedo também pode ser indicação de que ele está com fome, então é bom ficar de olho nos intervalos das mamadas e se ele está conseguindo se alimentar direitinho. Boa sorte! Abraços, Equipe Clickbebê.

  • No meu caso meu bebê desde o primeiro dia na maternidade ja chupou o dedo, e toda vez q tiro o dedo da boca dele ele fica muito nervoso o q fazer?

    • Olá, Silvane, tudo bom? O bebê normalmente busca o dedo como uma forma de conforto. O ideal é você conversar com o pediatra para que ele indique o melhor a ser feito no seu caso. Mas algumas dicas simples e que podem ajudar são: quando for retirar o dedo do bebê da boca, faça com delicadeza e tente distraí-lo depois com algum carinho ou brincadeira. Assim, ele começa a perceber que não precisa ficar com o dedo na boca. Às vezes, chupar o dedo também pode ser indicação de que ele está com fome, então é bom ficar de olho nos intervalos das mamadas e se ele está conseguindo se alimentar direitinho. Boa sorte! Abraços, Equipe Clickbebê.

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *