PAGE-TYPE=single

Seu bebê chora até perder o fôlego? Saiba o que fazer

Veja o que fazer durante as crises de choro
74 Comentários

Chorar é o principal meio de comunicação da criança em resposta aos principais estímulos, como fome, sede, frio, calor, necessidade de atenção, cansaço, desconforto ou dor, e isso é perfeitamente natural. Em algumas situações, o choro é tão intenso que o bebê chega a perder o fôlego e a parar de respirar, ficando com o rosto vermelho.

Embora a situação apavore os pais, a crise é uma manifestação meramente emocional. Mesmo sendo difícil, a mãe e o pai devem manter a calma durante o episódio e evitar transmitir angústia e apreensão, já que o bebê, apesar de ser pequeno, percebe esses sentimentos e deseja justamente chamar a atenção.

+Ansiedade de separação: como lidar com essa crise do bebê 

Tipos de choro

Existem dois tipos de crise: as cianóticas, em que a pele da criança fica com uma coloração mais roxa, além de sentir fraqueza; e as não cianóticas, quando perde um pouco da cor, ficando com os lábios e a pele pálida. As duas crises são rápidas, cerca de 20 segundos de duração, e não evoluem para asfixia, mas tendem a se tornar mais frequentes e longas quando os pais as superestimam.

No momento do choro, fique ao lado do seu bebê sem mostrar apreensão e não tente nenhuma manobra, como molhar ou assoprar o rosto, pois, além de não ajudar, pode irritá-lo mais ainda.

Se as crises se tornarem frequentes e mais intensas, comente com o seu pediatra, que pode recomendar a ajuda de um terapeuta ou psicólogo infantil.

+Disciplina se aprende desde cedo


Revisado por: Leda Barone, pediatra formada na Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes com residência médica em Pediatria na Santa Casa de São Paulo (CRM 53500).

74 Comentários

  • Olá, meu filho é bem chorão, chora por QQ coisa, e sempre prende o fôlego, mas já foram 3 crises dele segurar o fôlego e ficar roxo e bem mole virando os olhos, eu sempre me desespero, não sei o que fazer pra evitar essas crises

  • Meu bebê perde o folego com frequência, mais hj foi terrível, fico roxo, palido ficou mole com os virando to assustada até agora

  • Minha bebê além de perder o fôlego, da a impressão que está entrando em crise de convulsão. Ela começou a ter essss sintomas a pós o choro com uns 8 meses, e está se tornando cada vez mais frequente. Isso tbm pode ser está cianose.

  • Meu bebê tem um pouco mais de um mês, Ele tava chorando muito detergente ficou pálido e depois roxo foi desesperado, fiquei jogando ele pra cima ,tbm falaram de bater nos pés, touito aflita e preocupada com a situação, Acho q vou leva no médico.

    • Olá,
      É muito importante saber a causa que levou seu bebê a perder o folego. Se foi algum desconforto ou qualquer outro problema.
      Relate tudo ao pediatra. Uma consulta presencial poderá ajudá-la.

  • Minha filha tem 1 ano e meio ela chora e perde o fôlego fica bem roxa nossa é desesperador nao sei o que fazer e isso acontece frequentemente parece que ela nao vai volta

    • Olá,
      Se essa situação é frequente, é muito importante que o pediatra seja informado.
      Muitas vezes a mãe também precisa contar com a ajuda de uma psicóloga para acompanhar o comportamento da criança e aprender a conduzir essa situação.

  • Gostaria de saber se a cianose nos lábios e a moleza no corpo tem haver com problemas cardíacos ou neurológicos pq passei uma grande aflição com a minha neta de oito meses.

    • Olá,
      Uma das causas da Cianose é anormalidade do coração, pulmões ou do sistema nervoso.
      Voces já informaram o pediatra sobre a ocorrência? O acompanhamento é muito importante!

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *