PAGE-TYPE=single

10 coisas que o bebê faz na barriga e você não sabia

Chupar o dedo, dar cambalhotas, soluçar, sonhar... Sim, a vida do feto é mais agitada do que se imagina
4 Comentários

Não é só de chutes que o bebê se ocupa dentro da barriga. Sim, o bebê faz muito mais do que apenas dormir e comer. E seus movimentos e ações significam que ele está se desenvolvendo de maneira saudável, recebendo oxigênio e sendo bem alimentado. Confira as principais travessuras que os bebês já fazem antes mesmo do nascimento:

Chupar o dedo

Não se surpreenda caso as imagens do ultrassom do seu bebê mostrem o pequeno chupando os dedinhos da mão, do pé e até mesmo o braço. O reflexo de sucção começa a ser desenvolvido antes mesmo do seu filho nascer e funciona como um treinamento para a amamentação.  

+ Ultrassom em realidade virtual leva pais para “dentro” do útero, com imagens detalhadas do bebê

Soluçar

Sim, os soluços são comuns e frequentes, principalmente quando o bebê ingere muito líquido amniótico. Isso, porque o seu diafragma ainda é imaturo e serve ainda como um treino para o aparelho respiratório. Mães observadoras podem até sentir a barriga “tremer” – com mais frequência no final da gestação – por causa dos movimentos ritmados.  

Sonhar

O bebê dorme cerca de 16 horas por dia dentro da barriga e, assim como nós, também sonha. Quando entra na fase R.E.M (Rapid Eye Movement), a mais profunda do sono, ele sonha com as atividades realizadas durante o dia e até associa ao sonho as sensações da mãe, como felicidade e stress.

Bocejar

Apesar de dormir bastante, ele também boceja, algo que também pode ser visto claramente nos exames de ultrassom. Esse e outros movimentos faciais do feto começam a partir do 5º mês de gestação.

+Obstetra compara imagens de ultrassom a bebês depois do nascimento

Chutar

Geralmente, os chutes do bebê começam a ser notados entre a 16ª e 22ª semana de gestação. Esses movimentos podem acontecer como uma reação a algum fator externo, como a voz da mãe ou uma posição escolhida pela gestante na hora de dormir.

+ Pesquisa diz qual posição para dormir da grávida significa mais risco ao bebê

Fazer xixi

Depois do 5º mês de gestação, o bebê já faz a digestão do líquido amniótico ingerido e começa a fazer os primeiros xixis, que, nessa fase, são compostos quase que inteiramente de água.

Ouvir os sons externos

Estudos comprovam que o feto pode ouvir os sons externos, principalmente a partir do terceiro trimestre. Inclusive, o que ele escuta pode lhe trazer sensações como segurança e conforto ou estresse e agitação. Mas o mais legal é que o pequeno consegue até mesmo reconhecer a voz da mãe e seus batimentos cardíacos, mesmo sem ainda conhecê-la.

+Bebê pode reconhecer a voz do pai ainda no útero

Girar o corpo

Uma das principais estripulias que o bebê pode fazer na barriga da mãe é girar e dar cambalhotas de um lado para o outro dentro do útero. Isso ocorre principalmente nos primeiro e segundo trimestres, quando ele ainda é pequeno e tem bastante espaço para se movimentar. No último trimestre, já não sobra tanto espaço para os movimentos, e perto da 32ª semana, ele costuma assumir a posição do parto.

Brincar com o cordão umbilical

O cordão umbilical é o primeiro brinquedo de todo bebê, já que o pequeno mexe e o segura, o que é bastante importante para o desenvolvimento do seu tato e não causa nenhum problema.

+Corte tardio do cordão umbilical beneficia a saúde do bebê 

Enxergar luz

Próximo à 30ª semana de gestação, o bebê já consegue fazer a distinção do claro e do escuro e pode até acompanhar uma fonte de luz externa. Se colocar uma lanterna perto da barriga, a mãe pode perceber o bebê se mexendo lá dentro, sentindo o clarão da luz.

+A ansiedade pelo parto


Da Redação Clickbebê

4 Comentários

Deixe o seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *